terça-feira, 25 de junho de 2013

Eu li - O apanhador no campo de centeio

Tô ficando moderna, mas ainda
amo os livros de papel. Especialmente
o cheiro!
Nome original: The Catcher in he Rye

Sempre quis ler esse clássico, mesmo sabendo muito pouco sobre seu enredo. Sabia apenas que era uma história sobre um adolescente.
Li e nem sei muito o que pensar do livro. Acho que foi um pouco decepcionante, mas talvez por ter lido em uma época errada. De repente, se tivesse lido na minha adolescência teria gostado mais.
Eu não desgostei do livro, mas também não gosteeeeei. Ele não me conquistou, mas também não quis largar antes do fim.
Quanto ao enredo: o livro conta um fim semana na vida de Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos da década de 40. Holden acabou de ser expulso do colégio -daqueles bem tradicionais - e decide passar o fim de semana fazendo o que der na telha na cidade de Nova Iorque antes que seus pais fiquem sabendo da sua expulsão.
Holden vai a bares para beber e ouvir músicas, conversa com taxistas, sai com uma menina, fica se lembrando de outra, devaneia sobre seu futuro, encontra a irmã pequena e fala sobre um irmão já falecido, tudo isso com a maior naturalidade, o que talvez nos aproxime dele.
Apesar de ter achado o livro fraco, a certa altura você vê Holden não apenas como um adolescente problemático - e talvez até rebelde sem causa -, mas como uma pessoa com problemas e questionamentos que qualquer pessoa pode ter.
Mesmo que de maneira superficial, o livro é um pouco angustiante em alguns momentos. Temos simpatia e compaixão por Holden. Conseguimos compartilhar os sentimentos dele em alguns momentos. O que eu considero como o grande mérito do livro. Quem tem curiosidade para ler esse clássico, acho que vale a pena! A leitura é rápida e fácil.

Primeiro livro que leio no meu kindle! Adorei ler na tela do kindle é mesmo como uma folha de papel. A vista não cansa. Estou apaixonada pelo meu leitor digital, mas ainda digo que amo ler (e comprar) um livro de papel. Poucos cheiros são tão bons quanto o de um livro novo #alokadoscheiros Mas o kindle tem também uma grande vantagem: seu peso. Livros de muitas e muitas páginas pesam apenas alguns gramas na minha bolsa. A coluna agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário