segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pelo bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que minto.


Se você quer ter uma vida social saudável, minta!
Não há relacionamento que se sustente sem mentiras. É comum ouvirmos por ai que os relacionamentos (especialmente amorosos) são baseados na confiança e na honestidade. Ok, concordo! Mas acho que não há como manter um relacionamento saudável sem uma mentira aqui e outra acolá! Só que veja bem, não estou falando de mentir compulsivamente, aquele tipo de mentira que é desonesta, que prejudica os outros e que uma hora é descoberta. Digo aquela mentirinha social, aquela que nos ajuda a evitar conflitos e que não causam mal nenhum.
Digo que eu minto, assim como bebo: socialmente! E assim com a bebida, acho que a “mentira social” nos ajuda a manter e até mesmo fazer novos relacionamentos – incluo aqui amorosos, de amizades e familiares. Não há amizade, namoro/casamento e família que se sustente baseada somente na honestidade 100%.
Imagine só se, no seu aniversário, depois de ganhar aquelas incríveis meias amareladas e cheirando a guardado você falasse pra sua tia véia: pô, tia, tinha presente mais escroto, não? Ia dar ruim.
Ou então se você, atrasada(o) fala pro seu amigo “Cara, me atrasei porque tava vendo CSI”, não é muito melhor falar “Em 10 minutos to ai”? Mesmo que você esteja a 40 minutos de distância (sem trânsito) do local de encontro. Quem nunca?
Pense também no seguinte caso: Seu namorado(a) fez uma comida, pensando que super tava agradando. Só que a comida ta péssima, praticamente intragável. Você vai falar a verdade e deixar seu amorzinho chateado? Não! Você pode fazer uso da “mentira social”. Se for bom de interpretação, come e fala que ta uma delícia. Já se você não tem uma veia de ator, fala que ta sem fome. Não é muito mais simpático?
Ou seja, a vida em sociedade depende de mentiras! Não tem quem não minta. Quem diz que não mente, já mente na própria frase. Mas vamos com parcimônia nesse papo de mentir.
Como já falei, a mentira deve ser como a bebida, ter um nível socialmente aceito. Quem atura um bebum compulsivo? O mesmo serve para um mentiroso exagerado. É feio ser mentiroso, tem mentiras que podem e vão fazer mal para sua vida (pessoal, amorosa, profissional, familiar...). E além do mais, um mentiroso desse tipo pode até ser taxado de ridículo. Quem nunca teve um amigo que contava que tinha um avião ou que tinha dado um toco naquele ator famoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário