terça-feira, 21 de maio de 2013

Eu li - Morte Súbita

(Foto: Fernanda Turino)
Nome original: Casual Vacancy
Autora: J. K. Rowling
Número de páginas: 512
Editora: Nova Fronteira

Como boa fã de Harry Potter, eu não podia deixar de ler o novo livro de Joanne #intima. Mas aviso aos navegantes (aka leitores), diga adeus a qualquer lembrança que você tenha de Harry Potter antes de ler o livro. Obviamente que não esperava magia na história, mas nem personagens e nem elementos não me trouxeram a mínima lembrança da saga HP. Só que a comparação com os livros que a tornaram tão famosa é quase impossível de não ser feita. Pelo menos para mim.
Como o próprio nome diz, o livro tem como ponto de partida uma morte súbita. A de Barry Fairbrother, um membro de uma espécie de câmara municipal da pequena cidade de Pagford. Com o acontecimento inesperado, a cidade, aparentemente tranquila, se agita. A vaga aberta (a tal casual vacancy)  é o estopim para uma "guerra" na cidade para saber quem irá substituir Barry no conselho municipal. A cidade é dividida entre os que defendem a manutenção do pobre bairro de Fields como parte de Pagford e os que querem que ele seja limado do mapa da cidadezinha.
A partir dai vamos conhecendo os personagens que tornam a história tão interessante. Bem diferente do que acontece em Harry Potter, ninguém é completamente vilão ou mocinho. Talvez por isso nos sentimos tão próximos deles. Além disso, os habitantes de Pagford mostrados no livro são muito diferentes entre si e cada um tem sua própria história interessante. Histórias essas que vão se entrelaçando, afinal, como em toda boa cidade pequena, todo mundo se conhece.
Eu curti muito o livro, não tem reviravoltas incríveis como Harry Potter, nem os neologismos inevitáveis de uma história de bruxos, mas mesmo assim é surpreendente positivamente. É um livro sobre pessoas comuns, situações que podem acontecer em qualquer lugar. Talvez tenha sido justamente isso que me encantou. O que é engraçado, porque eu amo Harry Potter e suas impossibilidades na vida real.
Enfim, acho mesmo é que sou fã/pela-saco da J.K. Rowling! Continue escrevendo e nos surpreendendo, sua lyndah!

2 comentários:

  1. fiquei curioso pra saber que tipo de narrativa é esse livro. Tem humor? Aventura? Mistério? Ou é só um drama? Os acontecimentos se dão no presente, ou é algo mais histórico? Qualquer dia passo na sua casa pra roubar o livro emprestado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o livro tem algum humor (negro), mas não é o principal, apesar de ser recorrente. Não tem aventura e nem mistério. É um drama, mas não é uma novela mexicana. São muitos personagens, muitos mesmo. No começo a gente até se confunde um pouco para lembrar quem é quem. A história é contemporânea.
      Tem alguns personagens que se destacam, acho que a "principal" é a Krystal, uma adolescente vinda de Fields e de uma família completamente desestruturada com uma mãe drogada e um irmão pequeno. É uma estúpida, mas que tem seus momentos de ternura quando cuida do irmão caçula. Ela era uma espécie de protegida de Barry (ele próprio era um caso bem sucedido do bairro de Fields).
      Só para te dar uma ideia de um dos personagens do livro. São todos tipos comuns, ninguém tem um background extraordinário. Ninguém com uma cicatriz especial rs.
      É um livro adulto. Eu enxergo ele como um livro sobre relacionamentos. Mas não é só isso.
      O livro está a sua disposição! Só pegar quando quiser!

      Excluir